Sempre que a cultura saloia obtém este tipo de reconhecimento o repórter Celas emociona-se pois identifica a importância da UNESCO estar presente na Bemposta…

O Somos Very Bucelas esteve no último dia 11 de Maio num dos eventos mais importante de 2019 para a cultura saloia, estivemos presentes na Cerimónia de assinatura do protocolo entre a Comissão Nacional da UNESCO e o Grupo Musical e Recreativo da Bemposta, para a criação do Clube UNESCO da Cultura Saloia, esta grandiosa iniciativa privilegia um momento marcante para a vida desta colectividade e para a defesa e divulgação da cultura saloia.

O nosso repórter especial Celas aproveitou este dia muito especial da sua zona saloia para assistir à cerimonia e ficar a conhecer as actividades e espaços culturais que este Grupo Recreativo possuí, e como sempre o Celas foi reconhecido e acarinhado pela simpática comunidade da Bemposta.

Este encontro entre a GRM Bemposta e a UNESCO iniciou-se com excelentes performances e demonstrações de um espectáculo de cultura tradicional saloias.

Tratou-se de uma grandiosa iniciativa de cariz tradicional coordenada pelo GRM Bemposta em colaboração com a Câmara Municipal de Loures, que deixa de peito feito o concelho de Loures. Este protocolo sem par com uma entidade internacional como a UNESCO vai privilegiar o folclore da região saloia desta comunidade e os costumes sociais e culturais da região saloia, contribuindo para a inclusão da promoção da paz e compreensão de diferença entre os povos através das suas culturas tradicionais, pois a união cultural e desportiva são manifestações que expressam de melhor forma este respeito cultural.

Sempre que a cultura saloia obtém este tipo de reconhecimento o repórter Celas emociona-se pois identifica a importância da UNESCO estar presente na Bemposta para a cultura saloia, aos saloios, a Bucelas e ao concelho Loures. Vão todos obter esta nova uma dinâmica e visibilidade, porque é esta cultura resiliente da zona saloia que será transmitida a futuras gerações através do Clube Unesco da Cultura Saloia que está ser agora criado, vai trazer maiores responsabilidades pois vai haver uma cobertura com uma exposição mais mediática pois a Unesco é uma entidade internacional. 

Clube UNESCO da Cultura Saloia

Cerimónia de Assinatura do Protocolo

Ficou o compromisso de todos os presentes na cerimónia que faremos os possíveis para preservar com grande dignidade e defender a continuação do desenvolvimento dos valores da zona saloia, pertencer ao clube UNESCO enche de grande orgulho toda a comunidade saloia, de forma a nunca ninguém deixar de recordar estes costumes, este protocolo vai ajudar a que mais saloios de gema surjam realçados em todas as comunidades, numa eternidade de costumes saloios, oxalá que fiquem para sempre ao pé de nós.

Núcleo Museológico Luís Serra

Cultural, Recreativa e Desportiva.

Para os menos atentos ao que se passa de interesse referente à cultura saloia, o Somos Very Bucelas deixa desta rubrica um resumo da história do Grupo Musical e Recreativo da Bemposta que foi fundado em 21 de Janeiro de 1951, tendo como objectivo a dinamização Cultural, Recreativa e Desportiva.

“O ano de 1977 assinala um marco importante na vida da colectividade, a construção da actual sede, fruta da união e do trabalho do povo da Bemposta. Com a nova sede são criadas as condições necessárias para o desenvolvimento de novas actividades que vêm satisfazer os associados e a população em geral, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da comunidade local.

O GMTB tem à sua disposição dos actuais 500 sócios, um bar, uma sala de jogo, um parque infantil e um campo de jogos. Realiza espectáculos de carácter lúdico e recreativo, exposições temporárias e é uma das colectividades organizadoras da Festa do Vinho e das Vindimas de Bucelas. Toda esta dinâmica associativa está aliada às novas tecnologias, com a disponibilização de um website, com a presença nas redes sociais e com um canal televisivo na Meo Kanal.

O GMRB foi vencedor do prémio Melhor CCD Inatel no ano 2007 e 2009. No ano de 2015 recebeu a Medalha de honra do Concelho atribuída pela Câmara Municipal de Loures.

Actualmente tem como actividades regulares: rancho (adulto e infantil) ginástica (infantil, juvenil, sénior, manutenção, aeróbica, step, zumba) escola concertinas e museologia.

O rancho de folclore e etnografia Os Ceifeiros da Bemposta (infantil), fui fundado a 19 de Outubro de 1969. Para além das crianças aprenderem as suas raízes culturais, apreendem também a partilhar, a viver em comunidade, a terem espírito fraterno de entre ajuda, a terem a auto confiança em si próprias, porque ninguém pode ocupar o seu lugar quando demonstram a sua cultura em vários pontos do país.

Folclore e Etnografia

São as crianças de hoje que amanhã, como adultos, irão transmitir às gerações mais novas as sua raízes como povo saloio. Com o progresso as diferenças entre povos vão sendo cada vez menores e os jovens são por regra quem mais absorve esse progresso. Apesar disso as crianças do Rancho Infantil têm virtude de poder conhecer, sentir transportar a vivência dos seus antepassados.

O Rancho Infantil representa o modo de vida das crianças da região saloia no início do século XX, através de brincadeiras, jogos, modas e trajes de crianças.

O Rancho de Folclore e Etnografia “Os Ceifeiros da Bemposta” (adulto) foi fundado no dia 24 de Setembro de 1967, dedica-se fundamentalmente a recolhas, estudo e divulgação das mais antigas tradições populares da região saloia, particularmente no que diz respeito a trajes, cantigas, danças, costumes e tradições. Os trajes que o rancho enverga são característicos do fim do século XX e foram reproduzidos com total fidelidade e minúcia através de peças originais, fotográficas e outras recolhas feitas com a finalidade de representar com maior exactidão possível o modo de vida do povo saloio.

O Rancho é sócio efectivo da Federação de Folclore Português, e sócio fundador da Associação do Distrito de Lisboa para a Defesa da Cultura Tradicional Portuguesa.

Com base nas recolhas efectuadas nas décadas de 80 e 90 do passado século, nos últimos tempos, o grupo tem desenvolvido um trabalho de aprofundamento na representação etnográfica. O Rancho tem como representações o abegão, os cantares ao desafio, as cantigas, as modas, os pregões, as pulhas de Entrudo, a recriação de “balho”, a recriação de trabalhos do campo e a recriação de ofícios.

Nas comemorações das suas Bodas de Ouro o rancho publicou um livro: 50 anos de “Os Ceifeiros da Bemposta” – Memórias de um povo, 1967-2017.”

Historia do povo saloio

Após a histórica cerimónia o repórter Celas teve direito a uma visita guiada personaliza pelo um dos directores mais antigos da GRM Bemposta, o Sr. Francisco e com assistência da grande amiga do Somos Very Bucelas a menina Lúcia.

Aqui foram revelados algumas dos mitos da criação e histórias que evoluíram durante a toda a existência do grupo como o famoso grito “Lá vai ela” que vem da década dos anos 70. Que surgiu numa competição de marchas realizada em Bucelas, e onde a actuação do GRM Bemposta  maravilhou com uma qualidade e inovação para a época, este “Lá vai ela” ainda no Carnaval 2019 de Loures, o grito era entoado sempre que o GRM Bemposta surgia no cortejo.

 

Ciente que a preservação de um acervo cultural representa um acto de protecção e definição da identidade de um povo e de uma região, o GMRB atribuiu-se por missão preservar, valorizar e difundir o vasto património museológico do povo e da região saloia, no período, compreendido entre o final do século XIX e início do século XX. Para o efeito, leva a cabo actividades inerentes à recolha, manutenção conservação, investigação, interpretação, exibição, e divulgação.

No Núcleo Museológico Luís Serra pode observar-se um vasto espólio que foi sendo recolhido, ao longo de três décadas, pelo Rancho de Folclore e Etnográfica “Os Ceifeiros da Bemposta”. O acervo conta designadamente com traje, alfaias, e transportes agrícolas, ferramentas, loiças, utensílios de cozinha e mobiliário.

Luís Serra foi um dos elementos fundadores do Rancho, grupo a que se dedicou 35 anos da sua vida, trabalhando arduamente na preservação e divulgação do folclore da região saloia. Após o seu falecimento no ano 2002, foi atribuído seu nome ao núcleo museológico, que ajudou a criar e a desenvolver.

As entradas são gratuitas. O horário de funcionamento é das 19h às 23h de 2ª a 6 ª e das 13h às 23h aos sábados, Domingos e Feriados, no entanto poderão existir visitas de grupo em outros horários, desde que previamente marcadas. Apareçam!!